quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Acne aos 30? Sim!

Eu julgava que chegada aos trinta, o último problema de pele na minha lista de preocupações sobre a mesma, seria o acne. Rugas? Sim. Manchas? Também. Agora acne?! Pensei que a cara cheia de borbulhas vermelhas e horríveis tinha fica lá para trás, por volta dos meus 18 anos. Até agora. Já não bastava estar a perder o bronze das férias e a recuperar lentamente a minha tradicional cor facial esquálida e deslavada, que para ajudar, não existe um centímetro do meu rosto e pescoço (sem exageros) que não estejam pejados de acne. A minha primeira ideia foi que estava a ter uma reacção alérgica a algum alimento ou produto, mas não introduzi nada de novo na minha rotina por isso estava completamente a leste. Ontem lá fui à dermatologista que depois de muita pergunta acha que descobriu a causa da minha cara estar neste estado lastimoso. Eu, que sempre investi em cremes caros para o rosto durante o ano, chegado o verão fui comprar uma porcaria de um protector solar para rosto, no supermercado. Segundo me explicou a especialista, durante a exposição solar os nossos poros transpiram mais pelo calor e a pele tende a ficar oleosa (no meu caso ainda mais dado ser ultra oleosa). Como eu passei a vida a besuntar o rosto e pescoço com um creme barato, factor 50, com a espessura da argamassa, não deixei os meus poros respirarem e parece que andaram a acumular esta porcaria toda que agora espoletou em cada poro da minha face. Diz que se chama "Acne de Maiorca". Ao menos é um acne chique, com o nome dessa linda ilha balear onde já fui muito feliz, mas não este ano. Agora é fazer o tratamento certinho (máscaras, cremes, água termal, água micelar e antibiótico) e esperar que o peeling que a médica me fez ajude, e isto vá passando. A Dra. lá se compadeceu da minha auto-estima e prescreveu-me uma base própria para usar durante o tratamento. A bem da verdade acho que não disfarça muito mas só me resta isso e a esperança de que chegue depressa o dia em que me olhe ao espelho e não veja esta imagem horrível. A vida não se compadece do acne e continuo a fazê-la de forma normal, mas com a auto-confiança de rastos. O rosto é o nosso cartão de visita e o que nós mulheres fazemos por ele, demostra bem a importância para a imagem que queremos ter e passar. Agora vou começar já a poupar para o protector do próximo verão. Nada menos que isto.

Queria ter posto aqui uma imagem a ilustrar o estado em que a minha cara se encontra mas achei-as todas tão nojentas, para ser sincera, que nem tive coragem. É só ver as imagens no google. 

Um bocado dramático mas pronto...


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Só regressei ao trabalho há uma mísera semana, depois das férias. Mas sinto como se já tivesse passado um mês...Agora são aquelas semanas em que vivemos em contagem decrescente até ao fim de semana...Coragem! 


O 4º do dia.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

E o verão passou-se benzinho...

Há mais de dois anos que não passava mais que duas noites fora de casa e este verão precisava mesmo de uma desforra. Foram 19 dias de férias que me souberam pela vida. Regresso morena e gordinha como se quer numa rapariga saudável. Espero perder os quilos ganhos tão facilmente como se vai o bronzeado. Desliguei completamente de tudo, já que onde estava não havia internet, nem tv por cabo, estive nas cavernas portanto.   Mas havia peixe fresquinho, bons gelados, bolas de berlim carregadas de creme, piscina, mar, areia, bons cocktails e sobretudo muito sol. Para me dourar a pele e me fazer recarregar energias para o que se avizinha. Agora é aproveitar estes primeiros dias de regresso em que ainda estamos naquele limbo entre o "é tão bom voltar, já estava com saudades da minha casinha, das minhas coisas, da minha vidinha" e o "já estou a deitar isto pelos olhos, ai o que não dava para fazer as malinhas, mudar de ares e sair daqui para fora por uns dias". Em suma, o ideal reside no equilíbrio, mas esse infelizmente não está ao meu alcance. Perfeito seria trabalhar em doses moderadas, que não excedessem os três meses e intercalar o trabalho com uma boa semana de férias, de preferência, ou na minha preferência, num sítio com mar quente, areias brancas, muito sol e boa comida. Lá chegarei...

Eu, submersa...