quarta-feira, 27 de novembro de 2013

minha rica bimby

Se há coisa que gosto de fazer na vida é cozinhar. Começou por ser uma necessidade para aos poucos se tornar num prazer. Gosto do som da carne ou peixe frescos quando caem sobre a chapa quente da frigideira, do vapor que invade a cozinha quando escorremos a água de uma cozedura, de envolver calmamente as claras na massa de um bolo ou do cheiro do chocolate que derrete em banho-maria. E quem cozinha e gosta, sabe que ter os acessórios certos é meio caminho andado para que as coisas corram bem. Foi com esse intuito que há uns anos comprei a tão afamada bimby. Que para mim é tão só, e apenas, um excelente robot de cozinha. Daí não entender a verdadeira adoração que muita gente nutre pela máquina e o facto de já ter perdido a conta às vezes em que a mesma se tornou tema de conversa entre mulheres e até homens, menos dados a estas lides. "Eu já não vivo sem a minha bimby", "O meu Miguel só come as sopas da bimby", "Ah isso eu faço na bimby", "Gostaste? Fiz na bimby" e por aí fora... Um enfado que me faz revirar os olhos. Há uns tempos a bicha avariou-se e lá tive de a levar a ser reparada.  Hoje quando a fui buscar, enquanto aguardava a minha vez, assistia a um casal que foi levar a pequena à reparação. E digo "a pequena" porque mais parecia que levavam um bebé ao pediatra. Tal era o cuidado com que a tiraram de uma bolsa própria para a transportar, com que a pousaram no balcão, a forma velada com que se queixavam dos sintomas da bicha, enfim das duas uma, ou estão a precisar de ter um filho ou um cão. Chegada a minha vez lá  paguei a pequena fortuna que custou o arranjo e trouxe-a num saco de plástico onde a colocaram, caso contrário vinha à mão mesmo. É que para mim uma máquina ainda é uma máquina. Por mais genial que seja. Deve ser do facto de já ter 30 anos e ter crescido a ver a minha mãe a cozinhar coisas deliciosas em tachos e panelas que se areavam com palha de aço e secavam no escorredor de um dia para o outro, cobertas por uma toalha de loiça. 


4 comentários:

  1. Eu gosto de cozinhar, mas tenho sempre medo de me aventurar e acabo sempre a fazer os mesmos pratos...

    ResponderEliminar
  2. A Bimby ainda não me convenceu!
    Acho que vou mesmo ficar pelos tachos e panelas! ;)

    ResponderEliminar
  3. Deve dar imenso jeito, a Bimby... mas prefiro cozinha tradicional.

    ResponderEliminar
  4. Somos só dois e como adoro cozinhar, a bimby não me seduz!

    ResponderEliminar