terça-feira, 22 de outubro de 2013

Como é linda a puta da vida*

Eu não sou grande fã do Miguel Esteves Cardoso, mas reconheço o seu talento para criar frases que tão bem resumem a minha vida. Esta hoje não me saiu da cabeça, quando logo de manhã cedo, aterrou na minha secretária uma volumosa carta da querida Segurança Social. Ora sendo eu uma trabalhadora dita "independente", ou seja, que trabalho a recibos verdes apesar de prestar serviços apenas a uma empresa, o meu coração começou de imediato a palpitar. De alegria e contentamento como se deve imaginar. Não que eu já não desconfiasse que mais dia menos dia o "monstro adormecido" iria acordar e vir ter comigo. Confesso que tenho andado a assobiar para o lado e falhado os pagamentos. Dão-se  meses em que não ganho sequer o montante que estes senhores estabeleceram como o pagamento mensal que lhes devo, em troca deixa cá ver de basicamente NADA, já que não tenho direito a subsídio de desemprego nem coisa que o valha. Nesses meses achei por bem gastar mensalmente esse dinheiro na ajuda do pagamento de pequenos luxos como comida, renda de casa, contas da água, luz, ou gás. Certo é que quando abri o envelope e vi o montante que tenho em divida fiquei inicialmente atónita e com o passar do tempo cada vez mais enraivecida. É claro que os senhores são muito queridos e anexam impressos para que paguemos a dívida em suaves prestações. Sim porque tudo o que eu preciso é de mais uma prestação mensal para no fim receber em troca: como é que é mesmo? NADA. É o chamado fundo perdido porque reforma também não a vou ter com toda a certeza. Mas enfim nada que não se resolva como tudo neste país, largando os cordões à bolsa. Posso começar por prescindir da comida já que tenho peso a mais e do gás já que dizem que a água geladinha logo pela manhã faz bem à circulação e ajuda a despertar. Ai e o que eu anseio fortemente que chegue amanhã, dia em que terei de acordar por volta das cinco da manhã para ver se consigo uma mísera senha e me expliquem como se eu fosse muito burra, como chegaram àquele montante de milhares de euros quando o meu rendimento é de chorar a rir. E como hoje já sabia que iria passar a noite em claro resolvi ir ao supermercado para estar agora aqui a cozinhar desenfreadamente. Bolo de chocolate a cozer no forno para levar uma fatia fresquinha aos simpáticos funcionários da SS e carne de vitela estufada com legumes para o almoço de amanhã. É que por este andar para a semana a ementa vai intercalar entre ovos mexidos com salsichas e arroz com atum. E realmente é isto, a vida pode ser linda mas para mim ultimamente só tem sido é muito PUTA. 

* título do último livro de compilação de crónicas do Miguel Esteves Cardoso, publicado este ano pela Porto Editora. 

P.S.: E já para não falar que por cada recibo que passo 25% é automaticamente retido na fonte, sendo cuidadosamente acomodado nos cofres do estado...

4 comentários:

  1. tenho uma pessoa muito chegada na familia, a quem isso tambem aconteceu e ate 'cair a ficha' a pessoa fica meia abananada...

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso Sónia o "cair a ficha". Depois aceitamos as coisas como são e fazemos o que podemos com mais calma para que tudo corra bem:)

      Eliminar
  2. Eu gosto dele, parece boa pessoa e tem sensibilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos meus anos, oferecera-me este livro e ainda nem lhe toquei, talvez lá está, por embirrar com o autor. Mas sei que escreve divinalmente e por isso tenho de lhe dar uma oportunidade:)

      Eliminar